BRASIL

Milei ignora Brasil em agenda das primeiras viagens internacionais

Publicado em

Presidente eleito da Argentina, Javier Milei
Reprodução

Presidente eleito da Argentina, Javier Milei


O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, surpreendeu nesta segunda-feira (20) ao revelar seus planos de viagem antes mesmo de assumir oficialmente o cargo em 10 de dezembro. As destinações incluem Miami e Nova York, nos Estados Unidos, e Tel Aviv, em Israel, com uma conotação mais espiritual do que estritamente política.

Milei demonstrou uma abordagem singular a diplomacia ao aceitar o convite do presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, para um encontro no Uruguai. Em resposta, o argentino sugeriu a resolução das relações bilaterais em um churrasco, ressaltando a afinidade entre os líderes.

Além disso, o presidente paraguaio, Santiago Peña, também estendeu um convite para Milei visitar o Paraguai antes de sua posse.

Em relação ao Brasil, a possível Ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, mencionou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será convidado para a posse de Milei, mas as condições para sua presença ainda não foram definidas.

Leia Também:  Pisa 2022: Brasil fica entre os 20 piores em Ciências e Matemática

Entretanto, o assessor-chefe para assuntos internacionais da presidência, Celso Amorim, expressou incerteza sobre quem representará o Brasil na posse, sugerindo que a presença de Lula é improvável devido a ofensas pessoais.

Milei, em sua visão sobre relações internacionais, destacou sua intenção de não se relacionar com países considerados “socialistas”, incluindo China, Brasil e Rússia. Contudo, ele defende uma postura de abertura da Argentina ao mundo.


Amorim, por sua vez, ressaltou a importância estratégica e fundamental da relação entre Brasil e Argentina.

“É uma relação estratégica, fundamental não só pelo lado bilateral mas para a inserção do Brasil no mundo. A filosofia do presidente Lula é que para nos integrarmos adequadamente no mundo, para que a voz da América Latina e América do Sul seja ouvida é preciso que tenhamos uma capacidade de coordenação. Claro que facilita quando você tem afinidades, não há dúvida, mas do nosso lado não vamos deixar que simpatias pessoais ou o oposto afete nosso relacionamento de estado com a Argentina”, declarou Amorim.

Leia Também:  Eleição na Venezuela tem apoio do Brasil e EUA pode encerrar sanções

Fonte: Nacional

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

SP e outros estados têm fim de semana de chuva; confira a previsão

Published

on

Frente fria leva chuvas a São Paulo
Fernando Frazão/Agência Brasil – 14/03/2023

Frente fria leva chuvas a São Paulo

Devido à chegada de uma frente fria que avançou pelo oceano nesta semana, o calor começou a dar uma trégua nessa sexta-feira (8) e continua até sábado (9) na cidade de São Paulo. De acordo como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas voltam a subir no domingo (10), mas as mínimas vão passar de 19°C a 15°C.

Conforme a previsão, o fim de semana ainda será marcado por chuva em diversas regiões do estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Os estados do Norte, Centro-Oeste e Sul também terão fim de semana com pancadas de chuva.

Neste sábado e domingo, Belo Horizonte (MG) terá máximas de 28ºC e chuva, assim como no Rio de Janeiro, com máximas de 25°C e 28°C, segundo o Inmet.

Já no Nordeste, o tempo continua quente e abafado, com pancadas de chuva na faixa litorânea.

Leia Também:  Brasil: projeto que regula mercado de carbono é apresentado no Senado

A infiltração marítima e a circulação de ventos favorecem a formação de nuvens, levando chuva ao sertão nordestino. De acordo com a Climatempo, este sábado terá predomínio de sol e calor, mas também há condições para chuvas, especialmente no interior de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, norte baiano, Piauí e no Maranhão.

O calor continua no meio da tarde e as temperaturas ultrapassam os 30ºC. No domingo, as áreas mais centrais do Nordeste voltam a ficar mais secas.

No fim de semana, o tempo deve fechar em Manaus (AM) e Belém (PA), com pancadas de chuva e calor de 30ºC.

No Centro-Oeste, Cuiabá (MT) terá trovoadas e temperaturas na casa dos 35ºC. Neste sábado, Campo Grande (MS) vai a 28ºC e os termômetros devem subir no domingo, mesmo com as chuvas.

O Sul tem enfrentado chuvas extremas nas últimas semanas, que têm deixado mortos e desabrigados na região, mas os sulistas não devem ser atingidos por temporais com potencial de causar danos mais graves.

Leia Também:  Rodízio de veículos é suspenso durante feriado prolongado em SP

No entanto, ainda há chances de chuvas isoladas e tempo nebuloso nos três estados, com máximas de 26°C em Porto Alegre (RS), 19°C em Curitiba (PR) e 23°C e 24°C em Florianópolis (SC).

O volume de chuvas previsto para novembro, de acordo com o Inmet, ficou acima da média no Sul devido à combinação entre áreas de baixa pressão atmosférica e às frentes frias que atingiram a região, além do impacto do El Niño.

No Nordeste foi o contrário. Conforme o instituto, o acumulado ficou abaixo da média em parte da região, com apenas o Rio Grande do Norte e Bahia superando as médias históricas. Neste fim de semana, pode haver chuva isolada em Natal (RN) e Salvador (BA), que ficam com máximas acima de 32ºC.

Fonte: Nacional

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

SABARÁ

MINAS GERAIS

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA