Governo de Minas dá início às obras da linha 2 do metrô de BH

Ligação entre a linha 1, ao Barreiro, será finalmente viabilizada após contrato de concessão; operação está prevista para 2028

Set 17, 2024 - 12:54
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Governo de Minas dá início às obras da linha 2 do metrô de BH

O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus marcaram o início das obras da linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) nesta segunda-feira (16/9). A nova linha, com 10,5 quilômetros e sete estações (Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro), vai interligar a linha 1 ao Barreiro e está prevista para iniciar operações em 2028.

“É uma grande alegria iniciar essa obra tão crucial para Belo Horizonte e região. Será a maior em décadas na RMBH”, destacou o governador.

O projeto, com um investimento superior a R$ 3 bilhões e a aquisição de 24 novas composições, trará melhorias significativas ao transporte público, com a previsão de transportar 213 mil passageiros diariamente, divididos entre as duas linhas.

O vice-governador Professor Mateus ressaltou a importância da ampliação para a qualidade de vida dos passageiros, destacando a economia de tempo no trânsito e o impacto positivo na vida das famílias.

Além da nova linha, a concessionária Metrô BH continuará as melhorias na linha 1, com reformas nas 19 estações e a expansão até Novo Eldorado em Contagem, ambas previstas para 2026. Outras melhorias incluem a reforma do Pátio São Gabriel e a recuperação da infraestrutura existente.

Desde junho de 2023, os passageiros já têm acesso a Wi-Fi gratuito e painéis de LED nas estações, além da modernização do sistema de bilhetagem digital. A redução do tempo de viagem entre Vilarinho e Eldorado também foi aprimorada.

Os 24 novos trens, fabricados pela Changchun Railway Vehicles, chegarão ao Brasil em 2026 e operarão nas linhas 1 e 2, oferecendo tecnologia avançada e economia de energia.

O contrato de concessão, com duração de 30 anos, prevê investimentos de R$ 3,7 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões do Governo Federal e cerca de R$ 440 milhões provenientes do Termo de Reparação com a Vale, após o rompimento da barragem de Brumadinho, que causou 272 mortes e diversos danos.

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