Guia turístico de Sabará (MG) tira 150 crianças das ruas por meio da tecnologia
Ademir Lopes Simões, idealizador do Projeto social Tiú, beneficia mais de 80 famílias mineiras.

Em uma cidade onde ainda existem muitos desafios relacionados à desigualdade, distribuição de renda e qualidade da educação, o Projeto Tiú surge como um farol de esperança para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Localizado em Sabará, Minas Gerais, o projeto atende cerca de 150 crianças, oferecendo atividades educacionais, culturais e recreativas.
Entre tantas histórias inspiradoras que surgiram graças ao Tiú, destaca-se a jornada de Gabriel Cassino, voluntário que descobriu seu próprio potencial no projeto. Antes de conhecer Ademir, o jovem enfrentava uma dura realidade. Sua rotina era marcada por capinar lotes, catar latinhas e recicláveis para ajudar no sustento da mãe, e sem perspectiva de futuro, Gabriel sequer cogitava prestar o Enem.
Ademir, enxergando o potencial do jovem, o convenceu a fazer a prova sob risco de dispensa do projeto. Gabriel não apenas aceitou o desafio, mas rompeu barreiras. Hoje, ele está cursando Engenharia da Computação na PUC Minas, conciliando os estudos, o voluntariado e a reciclagem para complementar a renda.
A história de Gabriel é apenas uma entre tantas que o Projeto Tiú coleciona, como ocorreu durante a pandemia de COVID-19: o Tiú cadastrou 100% das famílias carentes da região para que elas pudessem receber o apoio social do governo na época. Assim, Ademir também ajuda a comunidade local com serviços essenciais, como emissão de documentos e até fotocópias gratuitas.
“Com amor, acolhimento e oportunidades, vidas podem ser transformadas”, resume Ademir.
Empresas locais como GP Cargo, Colégio COP, Escola Mundo Feliz e Saci Clube de Serviço têm sido parceiras importantes na manutenção do projeto. Esse apoio é vital para garantir a continuidade das operações do Tiú e permitir que mais crianças e famílias sejam atendidas. Aos interessados em colaborar com Projeto Tiú, entrar em contato: (31) 4133-2170 | (31) 9992-8552.
Qual é a sua reação?






