Sabará

Projeto esportivo ajuda estudante de Sabará (MG) a superar o preconceito e a fazer planos ambiciosos para o futuro

Publicado em

Vitória da Costa Lima: “Aqui aprendi a respeitar e a ser respeitada.” Fotos: ArcelorMittal/ Divulgação

 

 

Aulas de futebol fazem parte de projeto de promoção de oportunidades da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos em 2023

 

Incentivada desde sempre pelos pais a praticar esportes, a estudante Vitória da Costa Lima, de 11 anos, passou a jogar futebol com os meninos em um campinho do bairro Mangueiras, em Sabará/MG, cidade onde mora – e adorou o esporte! Mas na escola, Vitória, que é negra, não encontrou ambiente adequado para jogar por uma questão de preconceito. “Eu não me dava bem com os xingamentos que recebia, ficava nervosa e acabava brigando”, conta ela.

Tudo mudou quando Vitória descobriu o projeto ArcelorMittal Esporte Cidadão que, em parceria com a prefeitura de Sabará, promove a prática do futebol no campo do Esporte Clube Siderúrgica (localizado em frente à ArcelorMittal, que hoje produz barras trefiladas para os setores automotivo e industrial). “A Fundação ArcelorMittal enviou funcionários à escola para explicar o programa. Corri para a casa e falei com a minha mãe que queria participar e levar meu irmão também”, afirma a menina.

“Hoje, faço aulas duas vezes por semana”, conta Vitória que além de melhorar suas habilidades no esporte tem aprendido importantes lições de vida. “Minha treinadora fala muito do respeito que temos de ter em casa, na escola e com as outras pessoas”, comenta ela. “Aqui aprendi a respeitar e a ser respeitada. Se antes eu ficava agressiva e triste quando recebia um xingamento, hoje não deixo que isso me coloque para baixo”, comemora ela.

“O projeto da Fundação ArcelorMittal é como se fosse uma escola que nos ajuda a melhorar no esporte e como pessoa”, descreve Vitória. Graças a essa experiência positiva e ao aumento da autoconfiança, a garota já desenvolve planos mais ambiciosos para si mesma. “Se eu não for médica, quero ser professora para poder ensinar as mesmas coisas que a minha mãe me ensina e o que eu aprendo aqui no projeto”, idealiza.

Leia Também:  Projeto aumenta pena de injúria racial praticada em atividades esportivas, religiosas e culturais

Fundação ArcelorMittal comemora 35 anos com milhares de pessoas atendidas em Sabará

“Transformar a vida das pessoas de forma coletiva, participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e formação de cidadãos, para construirmos um mundo melhor.” Esse é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades em 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação, em 1998.

Com investimentos próprios e recursos incentivados, e em parceria com instituições públicas e privadas, a Fundação ArcelorMittal realiza ações diretas em mais de 60 cidades brasileiras nas quais a o grupo tem atividades produtivas e comerciais. Em Sabará (MG), onde a ArcelorMittal produz trefilados que atendem aos setores Automotivo e Industrial, nos mercados interno e externo, a Fundação ArcelorMittal promove, dentre outras iniciativas, o projeto Liga STEAM, que traz ideias e práticas que potencializam o aprendizado de forma convergente com os desafios concretos do mundo, para professores e alunos.

“Queremos contribuir para a sociedade por meio da geração de oportunidades para crianças e jovens brasileiros, para que eles possam desenvolver todo o seu potencial”, explica Rodrigo Linhares, Diretor da Unidade da ArcelorMittal de Sabará. “As atividades que realizamos têm o objetivo de promover vidas”, sintetiza ele.

Para alcançar seus objetivos, a Fundação ArcelorMittal atua com foco em três eixos principais. “Educação, difundindo conhecimento e inovação junto a professores e alunos; cultura, promovendo o acesso às atividades culturais junto a essas comunidades; e esporte, para lapidar talentos e desenvolver as habilidades sociais dos jovens envolvidos nessas atividades”, enumera Linhares.

No total, 52 cidades brasileiras já foram beneficiadas com projetos variados nos três eixos de atuação. Somente no primeiro semestre de 2023, a Fundação ArcelorMittal já investiu cerca de R$ 16 milhões nessas atividades.

Leia Também:  Câmara aprova urgência para projeto que prorroga Reporto por cinco anos; acompanhe

 

 

Atuação da Fundação Arcelor Mittal na cultura

 

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal investe na formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. No centro de todas as ações que realiza nessa área, está o Diversão em Cena, o maior programa de formação de público para teatro infantil do país. Presente em diversas cidades em todas as regiões do país, apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas. Ainda no âmbito cultural, a Fundação ArcelorMittal também trabalha com o fomento da produção e da cadeia cultural por meio do programa Forma e Transforma e têm firmadas parcerias e patrocínios com o Palácio das Artes, Grupo Corpo, Orquestra Filarmônica e Museu do Amanhã.

 

Atuação da Fundação Arcelor Mittal no esporte

 

Atualmente, a ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, por meio das Leis de Incentivo. A Fundação ArcelorMittal acredita que o esporte gera oportunidades que transformam a vida de crianças e jovens, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor.

 

Atuação da Fundação Arcelor Mittal na educação

 

Buscando uma proposta de aprendizado cada vez mais plural, multidisciplinar e colaborativa, a Fundação ArcelorMittal definiu a estratégia STEAM, que une a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, como base para os seus projetos na área da educação.

Vitória da Costa Lima: “O projeto da Fundação ArcelorMittal é como se fosse uma escola que nos ajuda a melhorar no esporte e como pessoa.”

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sabará

Ministério da Saúde recomenda dose extra da vacina bivalente contra COVID-19 para idosos e grupos de risco em Sabará

Published

on

A partir desta quinta-feira (07), a Prefeitura de Sabará inicia a administração da segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a COVID-19. A orientação do Ministério da Saúde abrange idosos e indivíduos com comorbidades acima de 12 anos que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses. Essa estratégia visa enfrentar o surgimento de novas variantes do vírus.

As doses adicionais estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), do município, exceto na unidade do Pompéu, que não possui sala de vacinação. A população é incentivada a procurar a unidade de saúde mais próxima para atualizar a carteira vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da vacinação como medida crucial para prevenir complicações decorrentes da doença, especialmente diante do contexto nacional. Para mais detalhes e informações sobre a vacinação, os interessados podem contatar a UBS mais próxima ou enviar mensagem para o WhatsApp da Imunização: (31) 99507-6253.

Essa ação segue a Nota Técnica Nº 83/2023 do Ministério da Saúde, publicada na última terça-feira (5/12), e se torna fundamental para conter a propagação da doença, reforçando a imunização de grupos mais vulneráveis.

Leia Também:  Comissão aprova projeto prevendo divulgação maior do direito de reconstrução mamária pelo SUS

Informações complementares do Ministério da Saúde revelam que a partir de 2024, as vacinas contra a COVID-19 serão incluídas no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, bem como para grupos com maior risco de desenvolver complicações graves da doença, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas.

Segue abaixo a lista de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30:

UBS Adelmolândia | Rua Sul América, 545 – (31) 3671-1503

UBS Alvorada | Rodovia MG5, 977 – (31) 3488-6526 e (31) 3488-8635

UBS CAIC | Rua Cláudio, 2500 – (31) 3673-1825

UBS Campo Santo Antônio | Rua Américo Ferreira Passos, 377 – (31) 3674-7849

UBS Castanheiras | Rua Catarina de Freitas, s/nº – (31) 3675-0119

UBS Fátima I | Rua Rio Verde, 70 – (31) 3672-2672 e (31) 3672-2254

UBS Fátima II | Rua Sacramento, s/nº – (31) 3672-2140

UBS General Carneiro | Rua Rio Grande do Sul, 12 – (31) 3672-9992 e 3672-9781

UBS Km 14 | BR381, s/nº, Borba Gato – (31) 3691-1016

Leia Também:  Projeto aumenta pena de injúria racial praticada em atividades esportivas, religiosas e culturais

UBS Morro da Cruz | Rua Santa Cruz, s/nº, Morro da Cruz – (31) 3674-3150

UBS Nova Vista | Rua Alzira, 242 – (31) 3487-9666 e (31) 3488-5527

UBS Novo Alvorada | Av. Aparecida do Norte, 25 – (31) 3672-9540

UBS Ravena | Travessa Cândido Lúcio Ferreira Pinto, 20 – (31) 3672-3704

UBS Roça Grande | Rua Santana, 545 – (31) 3672-9528

UBS Rosário | Rua Tomé de Souza, s/nº – (31) 3674-5077

UBS Siderúrgica (Policlínica) | Praça Dr. Louis Ensch, 173 – (31) 3672-6058 e 3672-6757

UBS Vilas Reunidas | Rua Tiradentes, 199 – (31) 3671-7444 e 3672-9875

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

SABARÁ

MINAS GERAIS

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA