Trilhas de Futuro em Minas Gerais: 40 Mil Novas Vagas Disponíveis
No momento em que o mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação técnica e habilidades específicas, Minas Gerais é o estado que mais cria vagas para educação profissional no país.

O Governo de Minas Gerais está promovendo a quinta edição do Trilhas de Futuro, com inscrições abertas de terça-feira até 23/9. Esta fase do projeto oferece 40 mil novas vagas em cursos técnicos gratuitos, que têm como objetivo capacitar os alunos para atender às crescentes demandas do mercado de trabalho.
Lançado em 2021 pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o Trilhas de Futuro rapidamente se consolidou como um projeto pioneiro e de referência nacional, oferecendo cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas e assistência para alimentação e transporte.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
O vice-governador Professor Mateus afirma que o Trilhas de Futuro está superando a tradicional dificuldade em encontrar técnicos qualificados em Minas Gerais. Os cursos, com duração de um a um ano e meio, permitem que os alunos ingressem rapidamente no mercado de trabalho com melhores condições e remunerações.
Rosely Lima, superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, salienta que o Trilhas de Futuro oferece uma excelente oportunidade para estudantes do ensino médio e jovens em busca de qualificação técnica. O projeto disponibiliza cursos gratuitos em várias áreas, preparando os alunos para um mercado de trabalho exigente.
Minas Gerais tem se destacado no cenário nacional pela criação de vagas para educação técnica, com um aumento significativo nas matrículas de 2021 a 2023, totalizando 144,4 mil novas vagas. O Trilhas de Futuro é um fator crucial nesse crescimento.
Nesta quinta edição, o projeto ampliou a oferta para 99 cursos em 157 municípios, incluindo 25 novos cursos e 32 novos municípios. Além disso, 28 municípios participam pela primeira vez, e estudantes do 1º ano do ensino médio podem se inscrever, desde que apresentem comprovante de matrícula para o 2º ano até o início das aulas de 2025.
O resultado da alocação dos candidatos será divulgado em 11/10, com matrículas presenciais de 15 a 29/10 e início das aulas previsto para fevereiro de 2025.
Para estimular as inscrições, será realizado um mutirão nas escolas entre 16 e 18/9. Escolas Técnicas credenciadas fornecerão suporte adicional e uma nova cartilha com detalhes sobre os cursos oferecidos.
Histórias de sucesso, como as de Darli Felipe Alves e Glenda Raissa, ilustram como o Trilhas de Futuro pode transformar a vida dos estudantes e abrir portas para novas oportunidades profissionais.
Qual é a sua reação?






