Desça ao Jordão para viver às promessas do Senhor!
“Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas”, Josué 3:13.
O rio Jordão, fica entre o deserto e a Terra Prometida. O rio é uma fronteira natural entre a Jordânia e Israel, desaguando no Mar Morto. A Bíblia relata que o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, o que nos remente a impossibilidade de transpô-lo, andado naturalmente a seco no meio dele. Humanamente falando são situações impossíveis de vencer.
O Jordão é como um ambiente, um cenário que vivemos, são desafios que temos que vencermos para chegarmos as promessas de Deus. A palavra Jordão vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água).
Existem “jordões” em nossas vidas que não vamos vencer como estamos, é preciso descer aos pés do Senhor, bebermos das suas fontes de águas vivas, sermos lavados pelas suas palavras, transformados de dentro para fora, lapidados, santificados, humilharmos, deixarmos ser tratados, confrontados, curados dos sentimentos da alma, abatermos nossos egos, soberbas, orgulho, altivez, fazermos renúncias das nossas próprias vontades, para então, sermos autorizados por Deus para movimentarmos em lugares e situações. Tem “jordões” que não é nosso e entramos onde não temos autorização para entrarmos.
É preciso ouvirmos a Deus para alinharmos ao céu, aos propósitos do Pai- do criador, que já escreveu cada um de nossos dias, sem que nenhum houvesse. “Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós”, Josué 3:5.
COM A PRESENÇA VOCÊ ATRAVESSA O JORDÃO A SECO

Para pisar no Jordão o Senhor ordenou a Josué que mandasse os sacerdotes levarem a Arca da Aliança que representava a presença de Deus no meio de seu povo, no Antigo Testamento. Hoje nós filhos de Deus, (que confessamos a Jesus, como nosso único e suficiente salvador e caminhamos com Ele), carregamos essa presença, nós somos os sacerdotes deste tempo.
Você, filho de Deus, que tem intimidade de Pai e filho, que chega diante d’Ele sem máscaras, que desce ao “Jordão”, certamente escutará, entenderá, discernirá o que deve fazer, como fazer e quando fazer para cada “Jordão”. “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido”, Josué 1:8. Medite na palavra do Senhor quando vai tudo bem e quando tudo parece perdido. Declare com fé e ousadia essa palavra, que é viva e eficaz para mudar esse “jordão”
A presença do Senhor, que você carrega, vai te ajudar a entender o momento de colocar os pés no “jordão” e você terá que dar um passo de fé, de ousadia, se mover para o caminho se abrir. Você passará e alcançará a vitória. Foque na presença, porque ela te levará a caminhos que nunca passastes e as bênçãos que vão recair sobre você, abençoará a muitos. “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar“, Josué 1:9.
Por Andréia Reis