Websérie musical celebra talentos de Sabará
A partir do próximo dia 30, os sabarenses ganharão uma websérie musical que celebra os trabalhos de talentosos artistas loca

A partir do próximo dia 30, os sabarenses ganharão uma websérie musical que celebra os trabalhos de talentosos artistas locais. Dividida em três episódios, a Sessão LAB inicia sua sequência de lançamentos apresentando Marcelo Umbelino. Músico multifacetado de Sabará, Marcelo é um educador musical, instrumentista, compositor e arranjador com mais de vinte anos de carreira. Ele lidera o grupo Cor do Choro, especializado em choros, sambas e outros gêneros da música brasileira, e é reconhecido por seu talento no saxofone e na flauta.
Iniciativa do selo MUSA LAB, o Sessão LAB reúne canções e entrevistas com os artistas. O projeto foi idealizado por Yasmin Umbelino e Thiago Guedes. Yasmin é multiartista sabarense, que navega entre o teatro, a música, a literatura e a produção cultural. Thiago é músico, pesquisador e produtor musical e assina produções da própria Yasmin Umbelino e das também sabarenses Lylah e ANNACRIS. O Sessão LAB permite que os compositores sabarenses tenham um pocket show com qualidade audiovisual para promover seus trabalhos, impactando o público com um material de qualidade, além de inspirar e estimular a criação de outros artistas da região. Com o objetivo de tornar o projeto acessível a um maior número de pessoas, todos os episódios vão contar com legendas em português e tradução em LIBRAS realizada por Flávio Maia.
Para Yasmin, a iniciativa pretende expandir a influência da música sabarense, conferindo visibilidade tanto à cidade quanto aos seus talentosos artistas independentes.
“A ideia é oferecer uma ferramenta de promoção cultural que represente nossos artistas, potencializando e enriquecendo a cena musical local, contribuindo para solidificar Sabará como um hub de criação e expressão artística”, afirma.
No primeiro episódio do Sessão LAB, Marcelo Umbelino conta um pouco da sua trajetória e apresenta duas composições suas: “Maracutaia” e “Saudade do Pai”. Os músicos que o acompanham são Jorge Matos (cavaquinho) , Alessandro Sales (violão 7 cordas) e Senegal (pandeiro). Marcelo se apresenta tocando sax soprano e flauta transversal.
Os próximos lançamentos estão agendados para os dias 13 e 27 de setembro. Após Marcelo Umbelino, o episódio 2, que estará disponível a partir do dia 13, apresentará ao público o artista Paulo Henrique e as composições “Seus Olhos” e “A Verdade Sobre Todas as Coisas”. Já no dia 27 de setembro, o Sessão LAB apresenta Lu Mosqueira, que interpreta as obras “Só Não Leve o Meu Amor” e “Veleiro”, também autorais.
Os episódios do Sessão LAB estarão disponíveis no canal do MUSA LAB no youtube. Para acessar, basta ir no canal https://www.youtube.com/@
Sobre o MUSA LAB
O projeto MUSA LAB - Laboratório de Ideias foi criado oficialmente em 2020 por Thiago Guedes e Yasmin Umbelino, com o objetivo de fortalecer a cena musical de Sabará e acelerar a produção de artistas locais. Superando desafios como a falta de infraestrutura e um mercado incipiente, o selo busca impulsionar talentos locais, como AnnaCris, Yasmin Umbelino, e LYLAH, por meio da produção musical e lançamentos de singles, discos e clipes.
Entre os lançamentos de destaque estão o EP Antares e os singles “Tela a Pele”, “Plexos e Canção de Ser Par”, de Yasmin Umbelino, além de “Re(lembra?)”, de AnnaCris, e “Preta”, de LYLAH. Em 2024, o MUSA LAB apresentará Lu Mosqueira com o single “Só Não Leve o Meu Amor” e Marcelo Umbelino com “Saudade de Pai”, além da websérie SESSÃO LAB.
Agora, o MUSA LAB também expande sua atuação para a produção e gestão cultural, buscando viabilizar projetos artísticos de maneira sustentável e ampliando seus serviços para atender à crescente demanda de artistas que desejam transformar suas ideias em realidade.
Sobre Lu Mosqueira
Lu Mosqueira é cantora e compositora sabarense. Sua jornada na música começou ainda bem cedo, no coral da igreja, quando tinha sete anos. Participou de outros corais e aos nove participou da cantata Carmina Burana e da Ópera Carmen, dirigida por Bibi Ferreira. Essa infância rodeada da música dos corais e do constante som do rádio em sua casa, fizeram surgir uma semente que brotou anos mais tarde, inspirando-a a compor melodias que a levaram ao início de uma produção musical autoral.
Nos últimos anos, participou de shows no Teatro de Bolso do Cine Teatro Brasil Valourec e no Teatro Santo Agostinho, também fez shows na UFMG, incluindo seu primeiro show solo, em 2019. Em 2020 foi selecionada para participar da segunda edição da Mostra Negras Autoras e em 2022 e 2023 fez shows em eventos culturais de Sabará: A VIII e IX festa literária de Sabará, o 36° festival da jabuticaba e o Sarau Quintas Inéditas, sempre trazendo a música autoral.
Em 2024, além de participar do Sessão LAB, foi uma das selecionadas para a segunda etapa do Festival de música autoral ÉPOPBH.
Sobre Paulo Henrique
Paulo Henrique Rodrigues é um músico, compositor, baixista e violonista brasileiro, conhecido por sua versatilidade e inovação no cenário musical. Fez parte da banda de rock progressivo sabarense "4instrumental", com a qual gravou um disco na Argentina e participou de turnês pelo Brasil.
Atualmente, ele está em fase de composição para seu primeiro disco solo, que promete apresentar suas composições autorais. É aluno da Bituca - Universidade de Música Popular.
Ficha técnica do projeto
Realização: MUSA LAB
Produção executiva e gestão de projeto: Yasmin Umbelino
Assistente de produção: Chantal Umbelino
DIreção musical, engenheiro de gravação, mixagem e masterização: Thiago Guedes
Assistente de gravação: Daniel Gonçalves
Design: Chantal Umbelino e Renê Duarte
Cenografia: Lucas Reis
Direção e roteiro: Priscila Cemis
Assistente de direção: Lua Oliveira
Câmera: Carolina Fernandes
Locação: Fermata Studio
Catering: Padaria do Vô Pedro
Making of: Ana Oliveira
Legendas: Priscila Cemis
LIBRAS: Flávio Maia
Marcelo Umbelino
Maracutaia (Marcelo Umbelino)
Sax Soprano: Marcelo Umbelino
Cavaquinho: Jorge Matos
Violão 7 cordas: Alessandro Sales
Pandeiro: Senegal
Saudade de Pai (Marcelo Umbelino)
Flauta transversal: Marcelo Umbelino
Cavaquinho: Jorge Matos
Violão 7 cordas: Alessandro Sales
Pandeiro: Senegal
Paulo Henrique
Seus Olhos (Paulo Henrique)
Voz: Mariana Vasconcelos
Violão: Paulo Henrique
Violoncelo: Leandro Fernandes
A Verdade Sobre Todas as Coisas (Paulo Henrique Rodrigues, Daniel Garcia e Douglas, o Dod)
Voz: Douglas, o Dod
Voz: Mariana Vasconcelos
Violão: Paulo Henrique
Violoncelo: Leandro Fernandes
Lu Mosqueira
Só Não Leve o Meu Amor (Jadson Leonato)Voz: Lu Mosqueira
Violão: Jadson Leonato
Veleiro (Lu Mosqueira e Jadson Leonato)
Voz: Lu Mosqueira
Violão: Jadson Leonato
Confira o primeiro episódio da websérie taletos de Sabará
Qual é a sua reação?






